Páginas

domingo, 27 de novembro de 2016

DICA DE LEITURA “FEIJÃO COM ARROZ E ARROZ COM FEIJÃO: O BRASIL NO PRATO DOS BRASILEIROS”

Em “Feijão com Arroz e Arroz com Feijão: O Brasil no Prato dos Brasileiros”, Lívia Barbosa apresenta um panorama dos hábitos alimentares brasileiros no universo doméstico a partir do ponto de vista da população, por intermédio de uma pesquisa empírica, que utilizou métodos qualitativos e quantitativos à partir de uma amostra domiciliar probabilística.
Este levantamento foi realizado em dez cidades brasileiras (Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre) e contou com a participação de indivíduos que se encontravam entre 17 e 65 anos de idade, pertencentes de todos os estratos de renda.
Foram realizados grupos focais, nos quais se discutiram assuntos relacionados às refeições, compra de alimentos, seleção de menus, ideologias alimentares, conhecimentos dos diferentes tipos de alimentos, percepções sobre o comer e o cozinhar, entre outros temas assuntos. A partir do conteúdo obtido durante os grupos focais foi desenvolvido um questionário utilizado em uma segunda etapa da pesquisa.
Nesta segunda etapa o questionário constituiu uma pesquisa quantitativa que contou com a participação de 2136 pessoas. Devido ao volume elevado de dados coletados, a pesquisadora voltou sua atenção, neste trabalho, à alguns aspectos relativos ao sistema de refeições brasileiro.
Para ter acesso ao trabalho na íntegra, e conhecer não apenas os pontos coletados, mas também ponderações que perfazem a história da alimentação no Brasil, e paralelos contruídos por meio de comparações com a forma como as pessoas se relacionam com a alimentação em outros países, Acesse este Link.

Referência:

Barbosa L. Feijão com Arroz e Arroz com Feijão: O Brasil no Prato dos Brasileiros. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 13, n. 28, p. 87-116, jul./dez. 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário