Páginas

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

SUGESTÃO DE LEITURA - ARROZ: COMPOSIÇÃO E CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS

Considerado um dos cereais que apresenta maior consumo no mundo, o arroz é indispensável no prato de muitos brasileiros, e corresponde a um alimento que marca nossa cultura alimentar, juntamente com o feijão. Mas, você já se perguntou sobre sua composição? Além de ser muito saboroso e versátil para o preparo de muitas receitas, o que há de micro e macronutrientes?

Com o intuito de elucidar tal questionamento trazemos como sugestão de leitura uma revisão bibliográfica que aborda a composição e características nutricionais deste cereal. Esta revisão foi desenvolvida na Universidade Federal de Santa Maria (Rio Grande do Sul) em conjunto com o Centro de Ciências Rurais, também de Santa Maria.
Por apresentar elevada concentração de amido é uma excelente fonte de energia, apresentando baixo teor de lipídios, proteínas, fibras e cinzas em sua composição. Seu grão apresenta cariopse e casca, esta é composta por folhas modificadas, que são responsáveis por ⅕ de seu peso. No lado ventral da base do grão se encontra o gérmen, que é considerada uma região relativamente rica em lipídios. Por outro lado, a maior parte do grão de arroz é composta de endosperma, células ricas em grânulos de amido e corpos proteicos.
Sabe-se que por apresentar constituição mais íntegra em relação ao arroz branco polido, o arroz integral é uma importante fonte de proteínas, lipídios, fibras, vitaminas e minerais. Entretanto, com a realização do polimento tal integridade é perdida à partir do momento em que as camadas externas são removidas; preservando apenas a porção interna, rica em amido. (figura 1)
Figura 1. Processamento do Arroz

Independentemente do processamento que o grão venha a sofrer, é importante ressaltar que a composição do grão, assim como qualquer outro alimento cultivado, pode apresentar variações em decorrência de modificações no ambiente em que é cultivada, forma como é dado o manejo, processamento e armazenamento.
Interessante, não? Para ler o artigo na íntegra, e ter acesso a detalhes de composição do arroz acesse este link!

REFERÊNCIAS:
MarchezanII MWE; AvilaII LA. Arroz: composição e características nutricionais. Ciência Rural, Santa Maria, v.38, n.4, p.1184-1192, jul, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário