Páginas

sábado, 18 de março de 2017

EXPERIMENTOS COM ALIMENTOS - SERÁ QUE DIFERENTES FORNOS APRESENTAM A MESMA TEMPERATURA?

Sempre que executamos uma receita observamos a temperatura e tempo de cocção sugerida para a preparação, mas você já parou para pensar que cada forno apresenta diferente funcionamento, e que a temperatura pode variar entre marcas, modelos e lotes de fabricação?
A partir deste questionamento apresentamos a vocês um experimento no qual  uma mesma massa de bolo foi assada em fornos elétrico distintos, sob a “mesma temperatura”.
O resultado final e discussão sobre os procedimentos executados em cada  etapa encontra-se detalhada abaixo.

INGREDIENTES:
4 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de água quente
1 colher de sopa rasa de fermento



MODO DE PREPARO:
1.    Bater todos os ingredientes em batedeira até que apresente mistura homogênea.
2.    Dividir a massa em 4 porções, que devem ser dispostas em formas de de bolo inglês de mesmo tamanho.
3.    Pré-aquecer o forno elétrico a 250°C por 10 minutos.
4.    Levar o bolo ao forno a 230°C por 5 minutos, reduzindo a temperatura a 150°C até que o mesmo estivesse assado.



Observações.
BOLO 1
O bolo “1” (assado no forno elétrico presente na bancada de número “4” do laboratório de técnica dietética) levou cerca de 16 minutos para que atingisse o ponto esperado, exibindo considerável demora (em relação aos demais) para assar. Após ser retirado do forno apresentou crosta açucarada em sua superfície, além de textura extremamente macia em seu interior.





BOLO 2
O bolo “2” (assado na bancada de número “6”) apresentou aspecto queimado aos  8 minutos de forno. Ao ser retirado, exibiu crosta queimada em sua superfície, enquanto seu interior estava assado.

BOLO 3
O bolo “3” (assado na bancada de número “2”) apresentou crosta queimada em sua superfície aos 6 minutos de cocção, entretanto, seu interior estava cru. Diante disso, optou-se por retirar a crosta que compunha a superfície e que o mesmo fosse direcionado novamente ao forno, para que seu interior fosse adequadamente assado, onde permaneceu por mais 6 minutos.

BOLO 4
O bolo “4” (assado na bancada de número “3”) levou 8 minutos para que apresentasse interior adequadamente assado. Cabe ressaltar que aos 5 minutos tanto em seu interior quanto em sua superfície estava crua; contudo, após três minutos estava assado e com crosta escurecida em sua superfície.









Nenhum comentário:

Postar um comentário