Páginas

domingo, 20 de agosto de 2017

DICA DE LEITURA - INFLUENCE OF PROCESSING FACTORS ON THE STABILITY OF MODEL MAYONNAISE WITH WHOLE EGG DURING LONG-TERM STORAGE

DICA DE LEITURA - INFLUENCE OF PROCESSING FACTORS ON THE STABILITY OF MODEL MAYONNAISE WITH WHOLE EGG DURING LONG-TERM STORAGE

            Trazemos como sugestão de leitura um trabalho desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Universidade de Kyoto, Japão.


            Neste, os autores discutem as características estruturais de emulsões de óleo em água, à partir da observância de efeitos macroscópicos e microestruturais de emulsificação.

Notou-se que a estabilidade dessas esteve pouco relacionada com as propriedades iniciais da mistura, indicando existência de dificuldade em predizer a forma como a estabilidade se comportou após armazenamento por cinco meses.

Foi visto também, que a desestabilização da emulsão foi mais rápida quando na presença de menor teor de gema e de agregação protéica; além da redução no diâmetro das gotículas de óleo, decorrente de agregação das proteínas .

Por fim, foi vista prevalência de absorção de ovoalbumina e ovotransferrina, e que estas também estariam associadas com menor estabilidade da mistura, pois apresentam a capacidade de agirem na floculação de gotículas de óleo na presença de reduzido emprego de gema de ovo.

            Para ler o artigo, acesse este link.

REFERÊNCIA:
Ariizumi M, Kubo M, Handa A, Hayakawa T, Matsumiya K, Matsumura Y. Influence of processing factors on the stability of model mayonnaise with whole egg during long-term storage. Bioscience, Biotechnology, and Biochemistry, 2017





Nenhum comentário:

Postar um comentário