Páginas

domingo, 30 de abril de 2017

SUGESTÃO DE LEITURA - CHANGES IN LIKING FOR A NO ADDED SALT SOUP AS A FUNCTION OF EXPOSURE

Sabe-se que nossa preferência alimentar está diretamente relacionada à múltiplas exposições a diversos alimentos e sabores. Exposição essa, que ao ocorrer de maneira continuada tende a aumentar a preferência por esses novos alimentos e sabores, e por consequência alterar a preferência alimentar.
Diante disto, apresentamos um artigo desenvolvido por pesquisadores do Reino Unido, França e Austrália. Nesse estudo eles buscaram observar a relação entre exposição a determinado alimento e preferência por sopas que apresentavam diferentes teores de sal em sua composição.

Para tanto, 37 provadores, cujas preferências por teores de sal haviam sido previamente avaliadas, receberam seis amostras de sopa com teores de sal variando entre 0 e 337mg NaCl/ml.
Estes provadores foram separados em três grupos distintos. No primeiro, os participantes receberiam amostras com 20ml de sopa sem a adição de sal. Já no segundo grupo, os participantes receberiam uma amostra de 280ml de sopa. Por fim, no terceiro grupo, os participantes receberam 20ml de sopa contendo 280mg de sódio em cada 100g de sopa.
Tais sopas foram entregues em oito ocasiões distintas, com intervalos de aproximadamente um dia.
Os grupos que receberam sopa sem adição de sal tiveram a preferência pela preparação aumentada após a terceira exposição ao alimento, que foi evidenciado ao se repetir o teste. Paralelamente, foi observada que o teor de sal aceito aumentou em função da exposição de amostras com variações crescentes do mineral.
Com esse estudo os pesquisadores concluíram que a simples exposição ao alimento sem adição de sal foi suficiente para aumentar a aceitação a um nível equivalente ao apresentado pelas amostras com teor de sal inicialmente preferido.
Para ler o artigo na íntegra, acesse este link

REFERÊNCIA:

Methven L, Langreney E, Prescott J. Changes in liking for a no added salt soup as a function of exposure. Food Quality and Preference 26 (2012) 135–140.

sábado, 29 de abril de 2017

SUGESTÃO DE LEITURA - VARIATION IN SALTINESS PERCEPTION OF SOUP WITH RESPECT TO SOUP SERVING TEMPERATURE AND CONSUMER DIETARY HABITS

A temperatura na cidade de São Paulo caiu consideravelmente nos últimos dias. Nessa situação, nada melhor que uma sopa quentinha!
Entrando nesse clima apresentamos como sugestão de leitura um artigo extremamente interessante!


Ele traz um estudo desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Ciência dos Alimentos, da Universidade de Arkansas; Departamento de Ciência e Educação Tecnológica para Vida da Universidade Nacional de Educação de Seul; e do Departamento de Ciências dos Alimentos e Nutrição da Universidade de Dankook.
Neste estudo buscou-se determinar se a variação de temperatura na qual a sopa é servida modularia a percepção do paladar salgado de produtos à base de sopa.
Para isso, oito provadores treinados, e sessenta e dois provadores não treinados foram convidados a dar notas para a intensidade de sal presente na amostra de água, caldo de galinha e sopa de missô, que foram  servidas à 40, 50, 60, 70 e 80°C.
Ao término do estudo foi observado que tanto os participantes treinados quanto aqueles que não receberam treinamento para realização de análise sensorial não foram capazes de identificar diferença significativa na intensidade de sal presente nas amostras servidas.
Entretanto, notou-se que consumidores não treinados indicaram que o caldo de galinha e a sopa de missô teriam menor teor de sal ao serem servidas à 70 e/ou 80°C, quando comparado à amostra servida em temperatura que variou entre 40°C e 60°C. Além disso, foi observado que os consumidores que provaram a sopa servida em baixa temperatura acharam que a sopa quando servida em uma temperatura superior aparentava ser menos salgadas.
Com este estudo foi demonstrado que a temperatura na qual a sopa é servida e os hábitos alimentares do consumidor são fatores que influenciam diretamente na percepção do paladar salgado da sopa.
Para ler o artigo na íntegra, acesse este link.

REFERÊNCIA:

Kim JW, Samant SS, Seo Ya, Seo HS. Variation in saltiness perception of soup with respect to soup serving temperature and consumer dietary habits. Appetite 84 (2015) 73–78.

domingo, 23 de abril de 2017

SUGESTÃO DE LEITURA - SOME ASPECTS OF THE LIKING FOR HOT COFFEE AND COFFEE FLAVOR

        Como vimos na última postagem, muitas são as formas de preparar o café e as diversas bebidas que o leva como ingrediente principal. Mas qual a forma que mais te agrada? Café puro e quentinho? Café gelado? Acrescido de uma rodela de limão? aromatizando iogurte?

Diante desse questionamento apresentamos hoje um artigo muito interessante do estudo realizado por Brenda Cines e Paul Rozin, na Universidade da Pensilvânia, em 1982. Esse estudo buscou observar alguns aspectos relacionados à preferência pelo café quente, e por seu sabor e aroma.

            180 norte-americanos adultos que apresentavam o hábito de ingerir café foram entrevistados quanto à forma como preferiam consumir o café.

            Observou-se a preferência pela bebida servida na forma aquecida e sem adição de outros ingredientes. Ao passo que a preferência por alimentos aromatizados com café (como iogurte, liquor ou ainda café gelado) foi reduzida, se comparada ao café aquecido.

            Segundo os autores, dentre os motivos que levaram a tal achado estaria o importante papel do contexto vivenciado durante o consumo da bebida, como seu efeito durante o período da manhã e a presença da cafeína nesse momento do dia; enquanto que seu consumo em outras formas teria um papel não tão importante, também devido ao contexto em que era consumido. Tal diferença poderia estar relacionada à maior exposição à bebida em sua forma aquecida, sua introdução precoce e consumo em qualquer idade; diferentemente do observado pelo consumo em outras formas de apresentação.        
 
Para ler o artigo na íntegra, acesse esse link.


Referências:
 Cines MB; Rozin P. Some Aspects of the liking for Hot Coffee and Coffee Flavor.  Appetite: Journal for Intake Research, 1982,3,23-34

sábado, 22 de abril de 2017

CAFÉ


Café Puro.. Café com Leite.. Café Expresso..
Com diferentes formas de preparo, o café é sem dúvida uma das bebidas mais amadas do mundo.
Você já parou para pensar como essa bebida é preparada em outros países?
Veja abaixo, no vídeo produzido pelo BuzzFeed Food, o café sendo utilizado no preparo de diferentes bebidas em diversos países.


terça-feira, 11 de abril de 2017

Questionário De Conhecimentos Culinários

Você sabe qual é o corte julienne? Quais os alimentos ricos em umami? Qual a definição e quais os ingredientes utilizados em uma emulsão? E quais os principais ingredientes do molho Bechamel?
Teste seus conhecimentos com o questionário publicado pelo BuzzFeed Brasil, e depois conte para a gente como você se saiu!

Acesse o questionário por meio desse link.

EXPERIMENTO COM ALIMENTOS - COCÇÃO DE OVOS - VÍDEO

Nesse vídeo submetemos o ovo de galinha à cocção por ebulição com variação no tempo de preparo, empregando ou não o subsequente resfriamento em água em temperatura ambiente.
Veja ao término do vídeo a discussão sobre as diferentes características dos ovos.
Para saber mais sobre o assunto, acesse esse link.

Veja esse e outros vídeos de experimentos com alimentos em nossa página no YouTube!