Páginas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Pesos e Medidas



Medir os ingredientes é uma das etapas mais importantes para a execução correta das preparações, pois ajuda a manter as proporções dos alimentos para se obter o produto final desejado, permite a reprodução das receitas, garante o cálculo do valor nutricional, além de evitar o desperdício de ingredientes, promovendo economia. Vejamos abaixo os diferentes tipos de medidas para ingredientes diversos:

Medidas exatas: apresentam grande precisão e reprodutibilidade, porém o custo é elevado. Ex.: balança e proveta.

Medidas caseiras: instrumentos sempre presentes na cozinha, de fácil manuseio, porém sem padronização entre marcas disponíveis no mercado. Ex.: colher de sopa, xícara de chá, copo de requeijão.

Para pesagem e medição de ingredientes secos, deve-se homogeneizar o ingrediente, desmanchar os grumos, colocando-os em um medidor sem comprimir, com o auxílio de uma colher, nivelar com uma espátula ou lâmina lisa da faca, finalmente pesando numa balança aferida. No caso de ingredientes como a farinha, o ideal é peneirá-lo antes.

No caso dos líquidos, coloque o medidor em uma superfície plana ao nível dos olhos e preencha-o com o líquido e então pese o medidor preenchido e desconte o peso do utensílio para se obter apenas o peso do líquido.

Os ingredientes pastosos ou gordurosos devem ser usados em temperatura ambiente, colocando-os em um medidor com o auxilio de uma colher e apertando-o para retirar o ar. Após nivelá-lo, pese-o em uma balança aferida.  Com os óleos, siga o mesmo procedimento dos ingredientes líquidos.

Utilizando estas regras, é possível ter sempre uma pesagem e uma medição bastante ponderadas e precisa.

Ao pesar ou medir ingredientes secos, deve-se homogeneizar o ingrediente e pesar em balança aferida. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário