Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2016

ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA

Alergia alimentar  corresponde à reação do sistema de defesa do organismo às proteínas dos alimentos, na qual, caso o indivíduo apresente  predisposição genética ao desenvolvimento da alergia, a absorção dos epítodos (que são regiões constituídas por ligações de aminoácidos, e que são erroneamente reconhecidas pelo organismo como algo “estranho”) da proteína do alimento em questão, fará com que seu sistema imune o reconheça como algo “estranho”, “inesperado” e passe a produzir anticorpos imunoglobulina E específicos e (ou) células inflamatórias levando ao desenvolvimento de manifestações clínicas (1,2)
O leite de vaca é um dos alimentos mais importantes no desenvolvimento de alergia alimentar em crianças, pois trata-se de um dos primeiros alimentos introduzidos na dieta infantil, e além disso, apresenta considerável número de proteínas com potencial alergênico. Ainda que seja uma alergia consideravelmente rara, seus sintomas são graves, e causam um grande impacto na saúde e bem estar do indivíduo que ingere alimentos que contenham a proteína do leite.(2,3)
Para que a proteína seja favorável ao desenvolvimento de alergia alimentar ela deve apresentar, entre outras características, peso molecular entre 10 e 70kDa. Dentre as proteínas presentes no leite da vaca, e que já foram apresentadas em postagens anteriores, destaca-se a caseína, α-lactoalbumina, 𝛃-lactoglobulina e Albumina sérica bovina como proteínas com potencial alergênico significativo. Vale ressaltar que a partir da observação da história natural da alergia alimentar ocasionada pela proteína do leite, nota-se que sua prevalência é reduzida com o avançar da idade, diminuindo com o passar dos anos. (2,3)

Tabela 1 - Peso molecular dos principais alérgenos presentes no leite de vaca²
PROTEÍNA
PESO MOLECULAR
Caseína
20 - 30 kDa
α-lactoalbumina
14kDa
𝛃-lactoglobulina
18kDa
Albumina sérica bovina
67kDa
Adaptado de: Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia (2)

O tratamento das alergias alimentares é feito com a retirada do alimento que causa a alergia, que desencadeia as manifestações clínicas apresentadas pelo indivíduo. Diante a disto, a Técnica Dietética surge como importante ferramenta para que a transição e manutenção da dieta do paciente atenda às suas necessidades fisiológicas e psicológicas, a partir do desenvolvimento e ensinamento de preparações que não apresentem o alimento alergênico. (2)
Algumas receitas de preparações isentas de proteína do leite, bem como outras proteínas podem ser encontradas no site Alergia ao Leite de Vaca, que pode ser acessado por este link. Assim como mais informações sobre alergia alimentar pode ser encontrada no site da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, através deste link.

REFERÊNCIAS
  1. Alergia à Proteína do Leite de Vaca. Entenda Alergia - O que é?. Disponível em: <http://www.alergiaaoleitedevaca.com.br/entenda-alergia> Acesso em 16 de Dez 2015
  2. Silva, SMCS; Mora, JDAP. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia 2° Ed. São Paulo. Roca, 2010
  3. Cymbaluk, F. Ajuda a dormir e o desnatado não é melhor: vamos falar de leite?. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/saude/listas/leite-ajuda-a-dormir-e-o-desnatado-nao-e-o-melhor-vamos-falar-de-leite.htm> Acesso em 13 Mar 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário