Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

EXPERIMENTOS COM ALIMENTOS - GELATINIZAÇÃO DE AMIDO

Hoje iniciamos uma série de vídeos nos quais apresentaremos experimentos com alimentos!
Neste, abordaremos a gelatinização de amidos (amido de milho, farinha de trigo e polvilho azedo), onde foi observado o comportamento em iguais condições (concentração e temperatura).
Vale ressaltar que a temperatura máxima atingida por cada amido foi diferente, em que o polvilho azedo atingiu 95°C mais rapidamente que a farinha de trigo, enquanto que o amido de milho não chegou a atingir 95°C.
Observe a variação na aparência e textura do produto final obtido com cada amido! Tal variação torna possível a escolha do amido ideal para a preparação que se almeja. Desta forma, quando se busca uma maior consistência, pode-se optar pelo amido de milho, que apresenta maior estabilidade que os demais. Mostrando assim, a necessidade de recalcular a quantidade a ser empregada em uma preparação que se busque substituir ingredientes, seja devido a restrição dietética (como ao trigo, por exemplo), ou por não possuir um determinado ingrediente durante o preparo.
Por outro lado, se o objetivo do uso de um amido é a obtenção de uma maior cremosidade, como se observa ao preparar um molho,  é possível utilizar tanto o amido  de milho quanto a farinha de trigo.
E por fim, quando se busca uma maior elasticidade pode-se empregar o polvilho, que neste experimento apresentou aparência final translúcida e gelatinosa.
Interessante não? E o que será que acontece quando adicionamos açúcar ou outros elementos durante o processo de gelatinização?
Descobriremos nos próximos vídeos! Não percam! (Aproveitem e se inscrevam em nosso canal!)
PS: Este vídeo contou com a participação ativa das Aprimoradas do Programa de Aprimoramento Profissional da Área da Saúde - 2016. Para saber mais sobre o trabalho delas acesse:https://www.instagram.com/apriamor/


Nenhum comentário:

Postar um comentário