Páginas

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

ENTREVISTA COM NUTRICIONISTA DRa. KELLY VIRECOULON GIUDICI - “IMPORTÂNCIA DO LEITE PARA OS SERES HUMANOS”.


Como temos visto nas últimas postagens, o Leite apresenta uma grande importância para os seres humanos e apresenta características ricas à Técnica Dietética, devido a seus componentes.
A fim de complementarmos o conteúdo referente a leites e derivados preparamos algumas questões e pedimos que Kelly Virecoulon Giudici, nutricionista formada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Doutora em Ciências na área de concentração Nutrição em Saúde Pública, pela mesma faculdade, as respondesse.

DIETÉCNICA -  Qual a importância do leite e seus derivados nos diferentes ciclos da vida?
KELLY V. GIUDICI- Para os recém-nascidos, o leite (preferencialmente materno) é o alimento essencial e fornece todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento nesta faixa etária. Se considerarmos o aleitamento materno, o leite fornece ainda anticorpos que ajudam a desenvolver o sistema imunológico do bebê. Por ser uma excelente fonte de cálcio, o leite e seus derivados contribuem para o aporte deste nutriente, favorecendo o adequado desenvolvimento ósseo na infância e na adolescência. Além disso, o cálcio é um nutriente importante também para todo o metabolismo, atuando em diversas vias metabólicas relacionadas à contração muscular, vasodilatação, secreção hormonal, sinalização intracelular e transmissão de impulsos nervosos. Deste modo, continua sendo necessário na vida adulta para todas estas funções. Com o processo de envelhecimento, continua sendo muito importante ingerir quantidades que atendam as necessidades deste nutriente, uma vez que cresce o risco de perda de massa óssea.

 DIETÉCNICA -  Qual o seu posicionamento quanto aos estudos que mostram que seres humanos não necessitam de leite, em especial no que se refere aos adultos?
KELLY V. GIUDICI- Considero que faltam estudos convincentes na literatura, bem delineados e adequadamente embasados, que forneçam evidências convincentes de que a exclusão do leite na dieta de adultos possa ser benéfica. É inegável o fato que este alimento (e seus derivados) são a fonte mais simples para suprir o aporte de cálcio em todas as faixas etárias, principalmente durante o envelhecimento, em que a perda de cálcio é acentuada e cresce o risco para o desenvolvimento de osteoporose. A recomendação indiscriminada para restrição ao consumo de leite e derivados não encontra atualmente respaldo científico com nível de evidência convincente e está em desacordo com o Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (SP, MS) e com o Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar (2007) elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia. A restrição ao consumo de leite e derivados somente deve ser orientada ao paciente com diagnóstico clínico confirmado de intolerância à lactose, alergia à proteína do leite ou que apresente outras condições fisiológicas e imunológicas específicas, salientando que o diagnóstico clínico é de competência exclusiva do médico.

DIETÉCNICA -  Como um indivíduo que se descobre intolerante à lactose deve proceder diante da nova situação?
KELLY V. GIUDICI- A exclusão do leite na dieta sem a adequada substituição por alimentos equivalentes pode levar à baixa densidade mineral óssea e baixa estatura em crianças, e ao desenvolvimento de osteoporose e aumento do risco de fraturas em adultos e idosos. Deste modo, esta pessoa deve adequar a sua alimentação de modo a restringir a ingestão de lactose (que dependendo do grau de intolerância, não precisa ser total), porém sem abrir mão dos nutrientes normalmente associados ao seu consumo, como proteínas, cálcio e vitaminas D, A e do complexo B. Para isso, deve procurar alternativas alimentares como alguns queijos e iogurtes (que apresentam menos lactose em comparação ao leite), bebidas à base de soja, arroz, amêndoas e outros fortificadas com cálcio e outros micronutrientes, e outros alimentos fonte deste nutriente, como vegetais folhosos verde-escuros, brócolis, feijão, gergelim, aveia, sardinha, salmão.

DIETÉCNICA -  Ao seu ver, qual a importância da Técnica Dietética para a conscientização quanto à importância de suprir as necessidades de cálcio por meio de outros alimentos quando o indivíduo não ingerir leite por ter alguma restrição, ou mesmo por opção.
KELLY V. GIUDICI- A Técnica Dietética é muito relevante na adequação da dieta de um indivíduo que por qualquer motivo tenha que restringir a ingestão de leite, pois permite que a pessoa conheça novas opções alimentares e se familiarize com substituições, auxiliando a conhecer os melhores modos de preparo e de consumo dos alimentos que serão mais utilizados na dieta como forma de substituição ao leite.

Referência citada: Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar: 2007. Rev Bras Alerg Imunopatol 2008; 31(2).

Gostaríamos de agradecer a participação de Kelly  Virecoulon Giudici para o desenvolvimento deste material.



Nenhum comentário:

Postar um comentário