Páginas

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

PAPEL DO LEITE BOVINO EM PREPARAÇÕES SEGUNDO A TÉCNICA DIETÉTICA

          
             Conforme apresentado na postagem anterior, a composição do leite bovino é responsável por diversas características que buscamos nas preparações. Seus componentes auxiliam na obtenção de cor, sabor e contribuem para o aporte nutricional das preparações. Para esclarecer quais são essas características, e como os componentes propiciam a obtenção do produto final almejado, preparamos esta postagem.

FUNÇÃO DOS COMPONENTES PRESENTES NO LEITE BOVINO
As proteínas presentes no leite bovino, sendo termossensíveis, ligam-se a outros compostos presentes nos alimentos (por meio de ligações químicas) quando submetidos a alguma fonte de calor, proporcionando a estruturação de emulsões, espumas, geleias, além de propiciar sabor e aroma característico às preparações. Ademais, trata-se de um alimento que por si só pode ser considerado como uma importante fonte de proteínas aos seres humanos.

Seu açúcar (lactose), quando submetido a calor sofre a reação de Maillard, proporcionando coloração característica encontrada na superfície de bolos, pães, tortas, massas, etc.

Seus lipídios, além de contribuírem com a maciez e umidade da preparação, atuam na obtenção do sabor e aroma do produto final.

Por fim, sendo o leite bovino composto em sua maioria por água (conforme apresentado na última postagem) é responsável por grande parte da umidade encontrada nas preparações em que é empregado.

PAPEL DO LEITE BOVINO EM DIVERSAS PREPARAÇÕES
            É possível ainda analisar seu papel, como um todo, durante o preparo de diversas preparações. Para tanto selecionamos a Vitamina de frutas, Pães e Bolos.

            Quando adicionado durante o preparo de vitamina de frutas sofre coagulação, de acordo com a fruta, devido à acidez desta. Todavia, tais coágulos apresentam consistência consideravelmente macia, sendo facilmente dissolvidos.

            Já no preparo de pães, o leite auxilia no fortalecimento do glúten e  suas proteínas atuam no aumento do volume da preparação. Atua ainda na formação da crosta amarronzada característica do alimento (devido à ocorrência da reação de Maillard sofrida por seu açúcar, além do escurecimento enzimático), e atua na formação de seu miolo macio e esbranquiçado. Proporciona também o aroma e textura tão desejado.
           
            No preparo de bolos a proteína do leite atua na obtenção da textura e maciez característica da preparação, fazendo com que a massa cresça e não colapse no forno. Além disso contribui para a coloração e sabor do alimento.

            É possível ainda observar a funcionalidade do leite em suas mais variadas formas, como o leite em pó e o evaporado em diversas preparações.
           
            O leite em pó, assim como o leite em seu estado íntegro, melhora as características sensoriais de preparações, como pudim e molho, além de facilitar a dissolução de substâncias emulsificantes em água. 

PRODUTOS OBTIDOS A PARTIR DO LEITE BOVINO

            A partir do leite bovino é possível obter produtos, como o leite evaporado, leite condensado, soro do leite e caseína do leite, que por sua vez, desempenham papeis distintos em diferentes preparações.

            O leite evaporado, não muito difundido no Brasil, apresenta em sua composição proteínas com tempo de coagulação menor que o apresentado pelo leite em seu estado integro, devendo-se atentar a esta característica ao utiliza-lo em preparações que sofram aquecimento. Além disso, sendo ele evaporado, apresenta maior concentração de macronutrientes que o leite em seu estado integro, podendo ser empregado em preparações cuja finalidade é a redução do teor de açúcar, em substituição ao leite condensado; ou ainda em preparações que visem reduzir o teor de lipídios.

            O leite condensado, por sua vez, produto acrescido de açúcar durante seu processamento, costuma ser adicionado a preparações em que se busca obter sabor doce. Ele fornece ainda cor, sabor e consistência ao produto final.  

            Outro produto não muito difundido em nossa cultura alimentar é o soro do leite, também conhecido como Whey Protein.  O soro do leite pode ser acrescido a preparações a fim de obter géis, emulsões, aeração, além de aumentar o aporte proteico do alimento. 

            Por fim, a caseína do leite, encontrada na forma em pó, auxilia no aumento do aporte proteico de preparações, além de propiciar a incorporação de ar a espumas, obtendo-se um produto final mais estável.

            As funções do leite nas preparações descritas acima se encontram resumidas no quadro* abaixo:

Pães
   Tonifica o glúten e por consequência contribuem para a estrutura do pão.
   Amplia o volume da preparação.
   Estende o prazo de validade.
   Atua na coloração, sabor, umidade e textura característica.
Bolo
   Auxiliam na textura, a macies, a umidade, a cor e o sabor da preparação.
   As proteínas do leite contribuem para a formação da estrutura do bolo.
   contribuipara a pigmentação da preparação pela reação de Maillard.
Molho

   contribui para a obtenção de um produto final rico em sabor, textura, umidade e aroma.
   Facilita a dissolução de substâncias emulsificantes, como o amido de milho, utilizado no preparo de molhos.
Doces
   Contribui para a formação da coloração e do sabor da preparação.
   Contribui para a consistência à preparação.
   Proporciona umidade à preparação.

*Conteúdo presente no quadro foi retirado de: Araújo et al., 2013; Bake Info; Christensen, 2014; Stewart, 2009



1.    Araújo, W.M.C; Montebello, N.P; Botelho, R.B.A; Borgo, L.A. Alquimia dos Alimentos. Brasília: Editora Senac. Distrito Federal. 2013.
2.    Bake Info. Ingredients and Their Use. Disponível em: http://www.bakeinfo.co.nz/School-Zone/Baking-Basics/Ingredients-and-their-uses Acesso em 11 Nov 2015.
3. Christensen J. What does milk do in Baking? Disponvíel em: <http://www.livestrong.com/article/547557-what-does-milk-do-in-baking/> Acesso em: 11 Nov 2015
4. Stewart, K. Culinate – The Science of Baking. Disponível em: <http://www.culinate.com/articles/features/baking_chemistry> Acesso em 11 Nov 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário