Páginas

domingo, 30 de abril de 2017

SUGESTÃO DE LEITURA - CHANGES IN LIKING FOR A NO ADDED SALT SOUP AS A FUNCTION OF EXPOSURE

Sabe-se que nossa preferência alimentar está diretamente relacionada à múltiplas exposições a diversos alimentos e sabores. Exposição essa, que ao ocorrer de maneira continuada tende a aumentar a preferência por esses novos alimentos e sabores, e por consequência alterar a preferência alimentar.
Diante disto, apresentamos um artigo desenvolvido por pesquisadores do Reino Unido, França e Austrália. Nesse estudo eles buscaram observar a relação entre exposição a determinado alimento e preferência por sopas que apresentavam diferentes teores de sal em sua composição.

Para tanto, 37 provadores, cujas preferências por teores de sal haviam sido previamente avaliadas, receberam seis amostras de sopa com teores de sal variando entre 0 e 337mg NaCl/ml.
Estes provadores foram separados em três grupos distintos. No primeiro, os participantes receberiam amostras com 20ml de sopa sem a adição de sal. Já no segundo grupo, os participantes receberiam uma amostra de 280ml de sopa. Por fim, no terceiro grupo, os participantes receberam 20ml de sopa contendo 280mg de sódio em cada 100g de sopa.
Tais sopas foram entregues em oito ocasiões distintas, com intervalos de aproximadamente um dia.
Os grupos que receberam sopa sem adição de sal tiveram a preferência pela preparação aumentada após a terceira exposição ao alimento, que foi evidenciado ao se repetir o teste. Paralelamente, foi observada que o teor de sal aceito aumentou em função da exposição de amostras com variações crescentes do mineral.
Com esse estudo os pesquisadores concluíram que a simples exposição ao alimento sem adição de sal foi suficiente para aumentar a aceitação a um nível equivalente ao apresentado pelas amostras com teor de sal inicialmente preferido.
Para ler o artigo na íntegra, acesse este link

REFERÊNCIA:

Methven L, Langreney E, Prescott J. Changes in liking for a no added salt soup as a function of exposure. Food Quality and Preference 26 (2012) 135–140.

Nenhum comentário:

Postar um comentário