Páginas

domingo, 23 de abril de 2017

SUGESTÃO DE LEITURA - SOME ASPECTS OF THE LIKING FOR HOT COFFEE AND COFFEE FLAVOR

        Como vimos na última postagem, muitas são as formas de preparar o café e as diversas bebidas que o leva como ingrediente principal. Mas qual a forma que mais te agrada? Café puro e quentinho? Café gelado? Acrescido de uma rodela de limão? aromatizando iogurte?

Diante desse questionamento apresentamos hoje um artigo muito interessante do estudo realizado por Brenda Cines e Paul Rozin, na Universidade da Pensilvânia, em 1982. Esse estudo buscou observar alguns aspectos relacionados à preferência pelo café quente, e por seu sabor e aroma.

            180 norte-americanos adultos que apresentavam o hábito de ingerir café foram entrevistados quanto à forma como preferiam consumir o café.

            Observou-se a preferência pela bebida servida na forma aquecida e sem adição de outros ingredientes. Ao passo que a preferência por alimentos aromatizados com café (como iogurte, liquor ou ainda café gelado) foi reduzida, se comparada ao café aquecido.

            Segundo os autores, dentre os motivos que levaram a tal achado estaria o importante papel do contexto vivenciado durante o consumo da bebida, como seu efeito durante o período da manhã e a presença da cafeína nesse momento do dia; enquanto que seu consumo em outras formas teria um papel não tão importante, também devido ao contexto em que era consumido. Tal diferença poderia estar relacionada à maior exposição à bebida em sua forma aquecida, sua introdução precoce e consumo em qualquer idade; diferentemente do observado pelo consumo em outras formas de apresentação.        
 
Para ler o artigo na íntegra, acesse esse link.


Referências:
 Cines MB; Rozin P. Some Aspects of the liking for Hot Coffee and Coffee Flavor.  Appetite: Journal for Intake Research, 1982,3,23-34

Nenhum comentário:

Postar um comentário