Páginas

domingo, 30 de julho de 2017

SUGESTÃO DE LEITURA: AMADURECIMENTO DA BANANA-PRATA CLIMATIZADA EM DIFERENTES DIAS APÓS A COLHEITA

A sugestão de leitura de hoje é composta por um artigo publicado na revista “Ciência e Agrotecnologia”, na qual pesquisadores da UNESP investigaram o amadurecimento da banana-prata climatizada em diferentes dias após a colheita.



Neste trabalho os pesquisadores avaliaram as características físicas, fisiológicas, químicas e a qualidade da banana prata que foi submetida à climatização após sua colheita, para posterior armazenamento em temperatura ambiente por cinco dias.

Terminado este período as amostras foram analisadas quanto à perda de massa, coloração da casca, acidez titulável, sólidos solúveis, respiração, firmeza, pH e amido.

Os pesquisadores observaram que as frutas climatizadas um dia após serem colhidas apresentaram no primeiro dia de armazenamento menor perda de massa, coloração mais esverdeada, com liberação de CO2, menores teores de sólidos solúveis e com maior porcentagem de amido que aquela climatizada ao segundo e terceiro dia após a colheita. Entretanto, tal diferença foi praticamente igualada ao término do armazenamento.


Para ler o artigo em sua íntegra, acesse este link.


REREFÊNCIA:
Silva CS; Lima LC; Santos HS; Camili EC, Vieira CRYI, Martin CS, Vieites RL. Amadurecimento da banana-prata climatizada em diferentes dias após a Colheita. Ciênc. agrotec. (2006). v 30 n1. p.103-111. 

Um comentário: