Páginas

quarta-feira, 19 de julho de 2017

SUGESTÃO DE LEITURA - SENSORY PROFILE AND CONSUMER ACCEPTABILITY OF PREBIOTIC WHITE CHOCOLATE WITH SUCROSE SUBSTITUTES AND THE ADDITION OF GOJI BERRY (LYCIUM BARBARUM)

Estudo desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Engenharia de alimentos da Universidade de Campinas objetivou avaliar o perfil sensorial descritivo e a aceitação de chocolate branco prebiótico (FOS) com e sem a adição de goji berry e substitutos da sacarose por indivíduos adultos.


Para tanto, o perfil sensorial descritivo foi determinado por análise quantitativa descritiva com a participação de 12 provadores treinados. Já a aceitação foi avaliada com a participação de 120 consumidores por intermédio de escala hedônica de 9 pontos.

Os resultados da análise quantitativa descritiva indicaram que a presença de goji berry reduziu a percepção dos atributos aroma e sabor, ao passo que elevou a percepção do sabor amargo, sabor residual amargo, adstringente e textura.

A aceitação do chocolate por parte dos consumidores foi positiva para todas as características sensoriais, com aceitação superior a 6 pontos na escala hedônica de 9 pontos.

Ao realizarem análise de regressão, os autores observaram que a coloração creme e o sabor de manteiga de cacau contribuíram positivamente para a aceitação do chocolate avaliado, portanto, chocolate branco prebiótico com ou sem adição de goji berry é inovadora e pode atrair consumidores.

Para mais informações acesse este link

REFERÊNCIA

Ferreira JMM, Azevedo BM, Luccas V, Bolini HMA. Sensory Profile and Consumer Acceptability of Prebiotic White Chocolate with Sucrose Substitutes and the Addition of Goji Berry (Lycium barbarum). Journal of Food Science - Vol. 82, Nr. 3, 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário